5 de março de 2013

Cegueta...



Desde por volta dos 18/19 anos que comecei a notar falta de visão, ao inicio coisa pouca mas depois começou a aumentar de uma forma galopante, do género de 0.5 a 1 dioptria por cada 6 meses/1 ano, até que estava com 5 dioptrias num olho e 4.75 noutro. Detesto óculos e desde essa idade que comecei a usar lentes de contacto diariamente e não queria outra coisa, para dizer a verdade até em dias que nem chegava a sair de casa eu punha lentes porque é mais confortável. A partir dessa dioptria estagnou e assim se manteve uns anos, e há uns 4 anos tive a minha primeira regressão e o meu primeiro alerta para o facto de uma pessoa não poder usar lentes a vida toda (pelo menos não da forma que eu usava), e que eu já usava lentes há muitos anos e que seria melhor eu usar mais óculos que lentes para ainda conseguir, durante alguns anos, usar lentes em ocasiões especiais, saídas à noite, etc. Fiquei um bocado aborrecida, odeio óculos, mas ok, fiz uns óculos novos, corrigi a graduação e toca de usar óculos...ou não! Depressa me esqueci e os óculos serviam só para a noite, quando estava em casa.
Nunca tinha tido conjuntivite na vida e nos últimos dois anos já tive umas 3 vezes...mais uma vez me alertaram do uso das lentes de forma intensiva, e eu lá tentava me convencer a usar mais óculos e mais uma vez era por poucos dias, só até a infecção passar!
A semana passada, e pela primeira vez na vida, doía-me os olhos, tanto que dava a sensação que iam saltar de órbita, lá fui eu ao médico, receavam que fosse tensão ocular, mas não se verificou, fizemos consulta e diminuí 0.5 dioptrias em cada olho, o que são boas noticias. As más noticias é que as dores são consequência da continuidade do uso excessivo de lentes, e tenho que de uma vez por todas usar muito óculos e raramente lentes, porque daqui a mais os meus olhos já não aceitam lentes nem por 5 minutos...pronto fico triste, não gosto de óculos (e não gosto), mas já há uma semana que ando com eles.

No entanto não ando a ver bem porque não tenho a graduação corrigida, então começou a saga de mandar fazer uns óculos novos. Ok não quero massas, nem armações que se notem, quero daquelas armações sem aro na lente para se ver o menos possível na cara, etc etc etc...ando na fase de experimentar e tal, e andam-me a dar a má notícia que com estes óculos sem aro as lentes ficam muito frágeis, nota-se muito a espessura (cerca de 4mm porque são de espessura muito reduzida), requerem muita manutenção, partem lentes ou entortam a armação com muita facilidade...grrrrr!


Mas ontem, estava a entrar no desespero mostraram-me uns óculos de massa, "vá experimenta lá, pode não ser assim tão mau!"...e não é que gostámos!!! Quem diria. Mas ainda preciso de reflectir mais sobre o assunto, e ainda não os comprei mas estão lá para uma nova visita sábado para decidir de uma vez por todas.



Sem comentários:

Enviar um comentário