15 de julho de 2013

Lousã no sábado!

No sábado saímos de casa cedinho com o "farnel" arranjado e fomos visitar um dos locais que o meu marido mais gosta no nosso país, nem ele sabe explicar porquê, mas é uma paixão que ele tem pela Lousã!
 
Ele tinha uns compromissos lá e juntámos o útil ao agradável, e ainda fizemos umas caches. Depois de um belo piquenique junto ao Castelo da Lousã fomos visitar o CMA da Lousã (Centro de Meios Aéreos), ou seja é de onde sai um meio aéreo para combate a incêndio, vimos uma demostração de entrada da equipa dos GIPS no helicóptero e saída no Teatro de Operações, e o regresso à base. É fantástica a coordenação, a eficiência.
 
 


Posso dizer que adorei, não sou bombeira nem tenho pretensões de alguma vez o ser (não tenho estofo nem coragem para isso), mas gostei muito de ver, todo o processo e tudo o que implica a saída de um meio aéreo de combate a incêndio.




Depois dos compromissos do homem, foi a vez de trocar a farda pelos calções e as botas pelos chinelos e partir à aventura. Uma das paragens foi uma das cinco Aldeias de Xisto que existem na Lousã, fomos então visitar Talasnal, que é muito muito giro, são 11km numa estrada em muito mau estado até lá chegar, mas é um sitio muito bonito, que vale a pena. Para outro dia fica a visita às outras Aldeias de Xisto. Fomos também visitar uma das muitas praias Fluviais (que não tenho aqui fotos) e que é linda linda, não percebo mesmo é como é que as pessoas conseguem andar dentro daquela água tão fria, mas para elas é "ou isso ou nada", ou têm os ossos mesmo habituados àquilo.
 
Mais umas voltinhas e acabámos por ir jantar à Festa das Sopas dos Bombeiros da Lousã, um evento que eles fizeram para batizar duas viaturas novas (nas mãos deles) que eles habilmente recuperaram e deram nova vida.
Ainda deu para beber um cafezinho numa esplanada de um dos belos jardins que a Lousã tem e foi hora de nos pormos à estrada que o dia seguinte iria ser igualmente cansativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário