29 de novembro de 2012

"Papu"

E por ter falado na escola primária...agora que a minha filha anda toda empenhada em "fazer trabalhos" como ela diz, compro-lhe alguns cadernos de execicios didáticos, tiro algumas coisas da internet...e tudo isto é tão nostalgico quando no meio das pesquisas encontro o meu livro da primeira a segunda classe:  "Papu 1" e "Papu 2".




(imagens retiradas da internet)
 
 
Não me lembro bem da primeira classe para dizer a verdade, não me lembro da sala, da professora, os amigos esses muitos já vinham do infantário, mas era uma escola na cidade, grande, muitas salas, muitas turmas, muitas regras algumas um bocado descabidas, mas lembro-me do livro, lembro-me muito bem do livro, do cheiro do material escolar novinho em folha, do prazer de aprender a ler, também me lembro da cozinha que a escola tinha à parte e que todos os dias ao lanche fazia uma cafeteira enormeeeeeeee de leite com chocolate quentinho e em copinhos.
 
Na segunda classe mudámos de casa, para uma "terrinha" pequena que pertence à mesma cidade, uma escolinha com duas salas em que numa sala tinha 1ª e 2ª classe e na outra sala tinha 3ª e 4ª classe. Lembro-me muito mais dos amigos, lembro-me de escrever a data no quadro no meu primeiro dia de escola naquela escola, lembro-me muito bem da minha querida professora, mas curiosamente não me consigo lembrar do nome dela, lembro-me do carinho dela para com os alunos, do quanto gostava dar aulas, lembro-me do frio que havia nas salas e da "salamandra" que tentava aquecer o ambiente, e também me lembro dos pacotes de leite branco que nos davam quando saíamos da escola às 16h (nunca gostei de leite branco). Numa altura lembraram-se que tinhamos que beber o leite na escola antes de sairmos, o esforço que eu tinha que fazer, e agora a falar até me vem o sabor à boca. Eu tapava o nariz, eu bebia tudo o mais depressa possivel, tinha vómitos, enfim.
A verdade é que...é nostalgico, hoje "olho" para essas recordações como uma "observadora", vejo-me assim pequena naquela escolinha como daqui a menos de um ano verei a minha filha nessa mesma escola, como a vi no mesmo infantário onde eu andei.
 
 
E como quem não quer a coisa isto já foi há mais de 30 anos...bolas!!!
 

1 comentário:

  1. ola
    gostei imenso destes livros que nos faz voltar atras no tempo.
    o meu contacto era no sentido de saber se me pode informar onde poderei achar estes livros ou paginas do livro porque a minha filha também ira entrar no preescolar e gostava que ela ficasse com uma ideia de tudo isto.
    obrigada
    elisabete

    o meu mai
    elisb@sapo.pt

    ResponderEliminar