4 de dezembro de 2013

Enurese noturna

Cá por casa temos uma minorca com 6 anos e 6 meses que sofre deste mal...Enurese Noturna Primária (denominada assim quando nunca houve controlo da urina).
 
A minha filhota anda a começar a "sofrer" com esta situação, já pede para não usar fralda, diz que está farta (e também eu estou, há 6 anos e meio a comprar fraldas) mas já tentámos, ela dormia sem fralda, eu ia pô-la a fazer xixi durante a noite, mas ou fazia na sanita e de manhã estava toda molhada na mesma, ou quando eu chegava lá já tinha feito e toca a fazer a cama de lavado e a dar-lhe banhinho durante a noite, depois lavar toda a roupa da cama incluindo edredons, secar toda aquela roupa, enfim estava a ser desgastante, e aquilo começou a afeta-la mais do que quando usava fralda, porque ela não queria mesmo fazer xixi, mas é uma coisa que não se controla como se gostaria. Nós não somos maus pais, preocupa-mo-nos, menosprezamos a situação e evitamos a todo o custo que se sinta culpada...então a solução foi voltar à fralda.
O ano passado em consulta com a pediatra ela disse que de qualquer forma acorda-la para fazer xixi não é o melhor método porque o descanso dela é interrompido e não "ensina" a bexiga a se controlar, e outro fator que pesa bastante é a hereditariedade (porque o meu pai e o meu irmão em pequenos sofreram do mesmo), mas que aos 6 anos voltaríamos a falar desse assunto.
Sexta passada decidi que estaria na hora de voltarmos a abordar este assunto com a pediatra e tentar arranjar uma solução, porque eu leio bastante sobre este tema e uma das formas de "tentarmos" resolver é com medicação. Foi-lhe então receitado o Minirin Liofilizado, tratamento que começámos ontem mas com a dosagem mais baixa, 0,06mg, durante um mês e que ainda podemos aumentar a dose para os 0,12mg durante mais alguns dias até vermos se resulta.
Mas a má noticia é que este tratamento pode não ser eficaz, ou seja ela pode nunca deixar de fazer xixi durante o sono, e já li alguns casos que enquanto as crianças foram medicadas (normalmente 6 meses) deixaram de fazer xixi na fralda e no fim do tratamento voltou tudo ao mesmo. A minha filha acredita com toda a convicção que lhe é possível que esta é a solução para ela, que vai resolver o problema...só que esta manhã quando acordou tinha xixi na fralda e ficou triste, eu disse que não fazia mal e ela disse-me com aquela carinha "faz faz!", tentei explicar que ainda só tinha tomado um comprimido, que ela vai fazer um tratamento de muitos dias, mas isso não a impediu de ficar triste.

Vamos ver agora com o passar dos dias se vai valer a pena ter que lhe dar medicação (coisa que não gosto nada).

 

Sem comentários:

Enviar um comentário