18 de setembro de 2015

A vida muda

 
Confesso que detesto mudanças, que mexe com o meu sistema nervoso, mas tenho também que confessar que todas as mudanças na minha vida, principalmente as inesperadas, vieram trazer tudo melhor em relação ao que o que tinha antes e que achava que era bom. E pelos vistos não era assim tão bom, ou não era nada bom, mas o meu medo de mudar fazia com que ficasse sossegadinha no meu canto.
 
Este ano letivo o agrupamento onde se insere a escola da minha filha procedeu a grandes mudanças, ou seja, a minha filha anda na escola primária onde eu andei e desde esse tempo que o horário sempre foi das 9h às 16h com a respetiva paragem para almoço, com a diferença que nesse tempo a escola não tinha cantina, e com a inovação das AEC que permitia aos pais manterem os filhos "ocupados" até às 17.30h. Acontece que nesta escola (assim como em muitas outras) estas Atividades de Enriquecimento Curricular não são (eram) mais que um depósito de crianças, em que domina o barulho e a confusão e "salve-se quem puder" e perante isto sempre optei por pagar num sitio privado para a irem buscar às 16h e a partir daí lanchar e fazer os TPC´s, mas este ano e em virtude das constantes alterações feitas pelo Sr. Crato decidiram agarrar disciplinas, baralhar e dar as cartas. As crianças têm aulas com a professora muitos dias até 17.30h (no meu caso 3 vezes por semana), disciplinas com avaliação, outros dias se não estiverem inscritas nas AEC saem às 15h ou às 16.15h.
Aqui várias questões se levantam, primeira é como é que a professora consegue manter estes alunos concentrados até às 17.30h. Segunda é quem sai às 18h, como eu, faz o quê?? Vai um centro de estudo buscar os meninos de vários anos, de várias escolas, com vários horários de saída às escolas, para estarem no Centro até 18.30h!?? Terceira, e onde é que fica o tempo para os TPC´s (que vão ter)? E para brincar? E para terem as atividades extra curriculares?? E para irem às compras com os pais ou onde quer que eles precisem de ir depois do trabalho??? Ah não podem, porque senão fazem os TPC´s a que horas?!?!?!
 
Todas estas questões se levantam sim, eu própria estou a entrar em parafuso! Mas...e se isto é realmente uma mudança boa?! E se isto faz  com que os nossos meninos fiquem melhor preparados para o 5º ano e seguintes?? E se afinal temos que lhes dar a oportunidade de fazer os TPC´s sozinhos sem estar sempre um adulto a "ajudar"!?!?
 
Perguntas, perguntas, perguntas!!!!
 
 
Bem vindo novo ano escolar :(
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário