8 de março de 2012

Dia da Mulher


Estive aqui a conter-me mas tenho que falar, e a mim ninguem me cala!
Isto do "Dia da Mulher" faz-me um bocadinho de confusão, por vários motivos.

Segundo a wikipédia "O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. (...)
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas."

Ora até entendo que hoje isto me possa fazer confusão porque nunca vivi de outra maneira, nunca vivi na época em que as mulheres não tinham direito de voto ou sequer direito a falar, e agradeço a todas as revolucionárias feministas por isso, mas a parte que me chateia neste dia, particularmente neste dia, é a parte comercial mesmo, chateia-me receber dezenas de mails com programas de restaurantes para celebrar o dia, com direito a karaoke ou strips masculinos. Chateia-me os jantares "obrigatórios" do Dia da Mulher, onde grupos de mulheres se juntam para fazer as figuras mais tristes que se podem imaginar, mulheres que por vezes até se odeiam (se calhar nem elas sabem porquê) mas vão naquele grupinho porque foi o unico grupo para o qual foram convidadas, detesto os exageros, o palavreado usado, as bebedeiras, as figuras que fazem que parecem adolescentes que nunca antes tinham saído de casa. Essas mesmas mulheres que passam o resto do ano sem sair de casa, que trabalham diariamente, que cuidam da casa e da familia, e que muitas delas chega-se ao fim do dia e os seus maridos, depois de bem jantados rumam aos cafés (sabe-se lá fazer o quê) e as mulheres ficam a arrumar as cozinhas, deitar as crianças e passar roupa a ferro. Bem, para essas mulheres ainda bem que há um dia no ano para parecer que têm uma grande vida. Outras há que sofrem de violência doméstica, que sofrem todos os dias...mas neste dia vão jantar fora com as "amigas" porque é "dia da mulher"!
E para completar este "magnifico" dia, os telejornais têm por hábito fazer uma "entrevista" por alguns desses jantares que acontecem pelo país fora, onde as mulheres fazem questão de exagerar mais um bocadinho, e vejam só, isto é noticia!

Para mim, "Dia da Mulher" é todos os dias, todos os dias cumpro as minhas tarefas de profissional, de mãe, de esposa, de dona de casa, e todos os dias sou recompensada por isso, com o amor da minha filha e com a dedicação e amor do meu marido. E sempre que podemos fazemos os nossos jantares a dois, ou com amigos, ou com a familia.

O meu dia...é todos os dias!

Sem comentários:

Enviar um comentário